Blog

Feirão do Imposto na ExpoCampos

Pelo oitavo ano consecutivo, o Núcleo Acircan Jovem realizará o evento em Campos Novos. Nesta edição de 2018 serão sorteados 800 litros de combustíveis e doados 700 copos de chopp.

16/05/2018 Postado em:
16 maio
por Priscila CONAJE

Atualmente o Feirão do Imposto é capitaneado pela Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje), com apoio Observatório Social do Brasil (OSB), com mobilizações em diversas cidades brasileiras. Em Santa Catarina o projeto de conscientização acontece em mais de cem cidades do estado, sendo organizado pelo Conselho de Jovens Empreendedores (Cejesc), através das Associações Comerciais (ACIs) da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc). Em Campos Novos há 08 anos, o evento de mobilização é organizado pelo Núcleo de Jovens Empreendedores da Associação Comercial (Acircan).

Com o tema “Pague dois leve um” – Menos discursos, mais eficiência no uso dos impostos, neste ano de 2018 os jovens empresários, representantes do Núcleo Acircan Jovem, continuam levando a sociedade à reflexão.  Além de abordar a quantidade de tributos incidentes sobre produtos e serviços, o Núcleo de Jovens Empreendedores, estará mobilizado durante a ExpoCampos.

Segundo coordenador do Feirão do Imposto em Campos Novos, Felipe Sbruci, serão sorteando 800 litros de combustíveis, através do apoio do Posto Copercampos que subsidiará os impostos, com “desconto” médio de aproximadamente 40% no preço final. Também serão distribuídos flyers, terá ainda, uma tela interativa – mostrando produtos e suas respectivas cargas tributárias e vídeos explicativos.

Além da Copercampos, Prefeitura de Campos Novos e a Distribuidora de Bebidas Fo-Bran, mais sete empresas do Núcleo Acircan Jovem, estarão contribuindo com o pagamento de 700 copos de chopp. “Nesta edição além da gasolina, escolhemos o chopp porque a bebida de álcool é um dos produtos com maior carga tributária. Queremos mostrar aos contribuintes que, mais de 60% de um copo de chopp, por exemplo, é imposto”, disse Felipe Sbruci.

Dia D

O dia da mobilização nacional será neste sábado, 19 de maio, em todo o Brasil. Em Campos Novos o Núcleo Acircan Jovem estará no estande 51A, durante os três dias da Feira,18, 19 e 20 de maio, no Parque de Exposição Leônidas Rupp. A abertura oficial acontece amanhã, às 14h com o sorteio dos vales-combustíveis e entrega dos vales Chopp. “Precisamos do apoio e envolvimento da sociedade, só assim, cada um fazendo uma parte é que vamos melhorando o país. O trabalho é grande, mas precisamos nos unir. Portanto, convidamos os visitantes e expositores para que compareçam em nosso estande na ExpoCampos”, disse Gisiane A. Cordeiro, coordenadora do Núcleo Acircan Jovem, agradecendo todos os envolvidos na organização do evento. “Queremos citar e agradecer a prefeitura de Campos Novos, a Copercampos, Fo-Bran, Juruna Alimentos, Semoc Contabilidade, ContaVecchi, Faz Frio, JV Decorações. Também ao Jornal Folha Independente, a Rádio Simpatia FM e demais meios de comunicação de Campos Novos que sempre são nossos parceiros, além dos jovens empresários do Núcleo Acircan Jovem e da diretoria da Acircan. Muito obrigada pelo apoio, em 2018”.

Conquistas

O Feirão do Imposto surgiu em 2002, em Joinville (SC) e foi expandida para todo o país. Tem como objetivo de prestar informações à população acerca da dimensão da carga tributária nacional. Entre as conquistas obtidas ao longo dos anos com a campanha, está a aprovação da lei que obriga todos os estabelecimentos a incluir nos documentos fiscais o percentual e o valor aproximado dos impostos pagos (nº 12.741/2012) e da que estabeleceu a retirada dos tributos federais que incidem sobre os itens da cesta básica (nº12.839/2013).